top of page

Vendas, o prisma das emoções.

Atualizado: 24 de out. de 2021

Imagine o fluxo de produção de sua empresa como um feixe de luz alcançando o mercado. Pois bem, quanto mais amplo o espectro desse feixe de luz incidir no mercado, maiores as possibilidades de alcançar novos clientes e atender novas demandas.

Todo e qualquer produto, seja ele uma aeronave que demanda milhares de peças e um longo trabalho de montagem, até um software que demanda criatividade e tempo de criação e formatação, qualquer que seja o produto, ele faz parte de um fluxo de energia originada por diversas partes menores que se complementaram e deram forma a este novo produto dando um novo sentido e propósito ao resultado final e mesmo que ele saia de uma linha de montagem, ele na verdade é uma obra única e exclusiva.

Cada componente, cada trecho, cada subdivisão nesse processo de criação, é um fluxo de energia que sustenta, e dará forma ao futuro, sob a perspectiva do propósito pelo qual a empresa se constitui.



ree

Pessoas, trabalhadores, são histórias de vida, mais que isso são um emaranhado de emoções que se debruçam todos os dias para dar fluxo ao propósito da empresa e na própria expressão do trabalho. Sendo assim, torna-se impossível desvincular a história pessoal da história da empresa e vice-versa. Tomadas de decisão a partir de uma determinada emoção são totalmente diferentes daquelas tomadas a partir de outra emoção. Assim, ao final do dia, o fluxo de trabalho foi como o de um rio formado por seus afluentes e cada pequeno afluente trás para o produto suas águas. Se estas águas estiverem poluídas, certamente essa poluição irá alcançar o mar, que nessa analogia seria o mercado e seus clientes.

Se uma peça não suportar a tenção apropriada para sua utilização, ela vai apresentar problemas na expressão final do produto, e com pessoas? Como funciona uma vez que não são peças? O caminho para uma possível resposta pode estar na busca do equilíbrio entre emocionalidade, corporalidade e linguagem. Promover este equilíbrio é um diferencial que pode fortalecer fluxos de energia mais nutritivas e saudáveis em uma empresa. Isso significa promover um ambiente de confiança, protagonismo, engajamento e pertencimento. Em outras palavras, ainda na analogia, promover águas límpidas e nutritivas para o rio alcançar o mar.

Observando desta maneira, o fluxo de energia de uma empresa ao se expressar como produto é uma manifestação única. Por exemplo, uma marca produz determinado carro e depois se dividem, por modelos, cores, e assim por diante, quanto mais afunilamos e especificamos o produto mais especifica torna-se também esse fluxo de energia. Como exemplo, podemos citar uma concessionária de veículos que recebe 10 unidades de um determinado modelo de carro. Ao entrar nessa concessionária, o carro ganha contornos e características específicas do fluxo de energia da própria concessionária, ou seja, lá na concessionaria a emoção que envolve a comercialização destes carros vai dar a roupagem final ao produto.

Os carros são os mesmos, o sistema usualmente também é o mesmo, os banners e cartazes promocionais são os mesmos que os de outras concessionárias mas os relacionamentos que estruturam o fluxo de uma concessionária são totalmente diferentes e únicos pois são histórias de vidas distintas que estão ali se debruçando para ao final do dia dar vida ao propósito da concessionária. Ou seja, o diferencial está nas pessoas, e mais o diferencial está em que emoção elas carregam ao ir trabalhar. Certamente um gestor que opera a partir da raiva toma decisões e atua de maneira totalmente distinta que outro que opera a partir da amorosidade.

ree

Nesta linha de raciocínio, o departamento de vendas e em particular o vendedor é o prisma que vai ampliar o espectro deste fluxo de energia para alcançar o mercado. O cliente somente enxerga um produto quando ele é "carregado" por uma história que o permita enxergar este produto como uma possibilidade dentro desta história pessoal.

Podemos aí então pensar em três pilares fundamentais para alavancar vendas de forma consistente: O vendedor (linguagem), O produto (corporalidade) e o cliente (emocionalidade). A busca dessa coerência entre os três pilares citados, envolve o conhecimento de como acontecem as relações entre eles e quais são as principais relações de cada um. Esta coerência, promove uma mudança no espectro de atuação do vendedor, tornando-o mais amplo, promovendo maior efetividade nos resultados de vendas.

Conhecer o vendedor, envolve o autoconhecimento e suas relações consigo mesmo, de tal forma que ele possa atuar com comprometimento, confiança e engajamento necessários para "quebrar" esse fluxo de energia que chega até ele, em diversos tons e cores e matizes que devem entrar em sintonia com as demandas e necessidades específicas de cada cliente. Isto significa que o vendedor amplia sua capacidade de personalizar o atendimento. Para atuar desta maneira é necessário que a pessoa que atua em vendas, carregue emoções que ampliam possibilidades em contrapartida as que diminuem possibilidades. Raiva por exemplo é uma emoção concentrada, por mais que a raiva seja do mundo, veja que o mundo está concentrado em uma coisa só. Enquanto o amor, a ternura são emoções que ampliam possibilidades que expandem o mundo.

Assim, conhecer um produto também vai muito além do conhecimento técnico, conhecer o produto é conhecer suas relações, seja com os produtos concorrentes, com produtos complementares, interdependentes, bem como conhecer o cliente não é simplesmente saber seus dados para cadastro. Esse emaranhado de relações entre o vendedor consigo mesmo, com os produtos e com o cliente está intimamente ligada a efetividade de suas vendas, pois é na verticalização (qualidade) das relações que as vendas se tornam efetivas, e não na a horizontalização (quantidade) como muitas vezes acreditamos.

Esta maneira de atuar pode ser alcançada com o treinamento "Otimização de Ambiente de Vendas" oferecido pela fluirh (www.fluirh.com.br) que é direcionado a equipes que desejam alcançar excelência nos resultados de maneira consistente.

Comments


bottom of page